Sabe quando você leva o carro para uma revisão e o mecânico diz a famosa frase: “Vamos ter que trocar o óleo e os filtros…”. Você concorda, muitas vezes sem entender 100% o porquê, com receio de parecer leigo ou de que seu carro quebre.
Se isso soa familiar, pode respirar aliviado. Entender quando trocar o óleo do motor é mais simples do que parece, e este guia vai te dar o conhecimento necessário para tomar as rédeas da manutenção do seu carro, economizar dinheiro e dirigir com muito mais confiança.
Vamos desmistificar esse assunto de uma vez por todas.
Pense no óleo como o sangue que corre nas veias do seu motor. Ele é absolutamente vital e tem múltiplas funções:
Com o tempo e o uso, o óleo se contamina e perde suas propriedades. Ele fica “cansado” e deixa de proteger seu motor como deveria. Por isso, a troca no prazo certo não é um gasto, é um investimento na vida útil do seu veículo.
Em geral na revisão do carro seria o ideal, mas essa é a pergunta de um milhão de reais, e a resposta correta é: depende. Mas calma, depende de apenas dois fatores muito simples: a quilometragem e o tempo.
A Regra de Ouro: Você deve sempre realizar a troca pelo fator que vier primeiro!
É o indicador mais famoso. A maioria dos carros e óleos modernos trabalham com prazos que variam entre 5.000 km e 10.000 km.
Este é o fator que muita gente esquece! Se você usa pouco o carro (o famoso “carro de fim de semana”), pode não atingir os 10.000 km em um ano. Mesmo assim, o óleo precisa ser trocado.
Por quê? Porque o óleo também se degrada e oxida com o tempo, mesmo com o carro parado na garagem, perdendo suas propriedades de proteção. O prazo de tempo mais comum recomendado pelas montadoras é de 6 meses ou 12 meses.
O manual do seu carro recomenda a troca a cada 10.000 km ou 12 meses.
Dica de Especialista: A informação 100% correta para o SEU carro está sempre no manual do proprietário. Ele é o seu melhor amigo e a fonte mais confiável.
Você vai ouvir esses três nomes na oficina. Entenda de forma simples:
Qual usar? Adivinhou: a resposta está no manual! Use sempre a especificação recomendada pela montadora (aqueles códigos como 5W30, 15W40, etc.) e nunca misture tipos diferentes de óleo.
A resposta curta, direta e segura é: SIM!
Pense no filtro de óleo como o “rim” do motor. De que adianta colocar um óleo novo e limpinho se o filtro está cheio das impurezas do óleo antigo? A sujeira acumulada vai contaminar o lubrificante novo quase que instantaneamente.
O filtro é uma peça barata e trocá-lo junto com o óleo é a garantia de um serviço bem feito. Não economize nisso!
Alguns motores mais modernos, especialmente de marcas como Ford (motores Dragon), Peugeot/Citroën (motores PureTech) e outros, usam uma tecnologia chamada “correia dentada banhada a óleo”.
Nesses carros, usar o óleo com a especificação errada é extremamente perigoso. Um lubrificante incorreto pode fazer a correia se desmanchar, entupindo o motor e causando um prejuízo gigantesco, muitas vezes com perda total do motor.
Se você tem um carro mais novo, é fundamental ter certeza sobre esse detalhe.
Pronto! Agora você sabe que a resposta para “quando trocar o óleo do motor” não é um mistério. É uma lógica simples baseada em dois fatores: quilometragem e tempo.
Respeite sempre o que vier primeiro, use o óleo com a especificação correta que está no manual e troque sempre o filtro de óleo junto. Com esse conhecimento, você está mais do que preparado para cuidar bem do seu carro, conversar de igual para igual na oficina e dirigir com a certeza de que seu motor está bem protegido.
E você, costuma seguir os prazos à risca ou já teve alguma surpresa na hora da troca? Compartilhe sua experiência nos comentários!