Chegou aquele momento: a chuva aperta, você aciona o limpador de para-brisa e, em vez de uma visão clara, você recebe um show de barulho, borracha trepidando e rastros de água que mais atrapalham do que ajudam. Sim, está na hora de trocar as palhetas.
Mas ao chegar na loja ou pesquisar online, a dúvida é sempre a mesma: vale a pena pagar mais caro por uma palheta de silicone “flat” ou a boa e velha palheta comum, de borracha, dá conta do recado?
A resposta, ao contrário do que muitos dizem, é: não existe “a melhor”, e sim a mais adequada para o projeto do seu carro. Vamos desmistificar essa batalha para você fazer a compra certa.
Esta é a palheta que equipa a maioria dos carros que saem de fábrica. Sua estrutura é composta por uma armação metálica articulada que segura a lâmina de borracha.
Representando a evolução do design, as palhetas de silicone (ou de borracha sintética de alta performance) dispensam a armação metálica externa. A pressão do braço é aplicada no centro de uma lâmina única e flexível.
Sim, existe um terceiro tipo que une as duas tecnologias. A palheta híbrida possui a estrutura metálica robusta da palheta comum, mas é coberta por uma carenagem aerodinâmica, parecida com a da palheta “flat”.
Ela é, para muitos carros, a escolha de upgrade mais segura, pois mantém a excelente distribuição de pressão da palheta convencional, mas com um design mais moderno e melhor performance em altas velocidades.
Na hora da compra, a marca faz, sim, a diferença. Para não errar, procure por estas três gigantes do mercado, conhecidas por serem fornecedoras oficiais de diversas montadoras:
Ao contrário do que muitas embalagens prometem, a batalha entre palheta de silicone vs comum não tem uma vencedora universal. A escolha ideal depende diretamente do projeto do seu carro e do que você valoriza.
A dica de ouro do Inviccar é: se a palheta original do seu carro era do tipo convencional, a aposta mais segura para um upgrade de performance é o modelo híbrido. Ele une o melhor dos dois mundos sem os riscos de adaptação.
Qual tipo de palheta funciona melhor no seu carro? Já teve problemas com algum modelo? Conte sua experiência e ajude outros motoristas!