Óleo Vence? Etanol Limpa o Motor? Desvendando 7 Mitos Automotivos

FabianoCuriosidades AutomotivasDicas e Manutenção2 semanas atrás18 Visualizações

No mundo dos carros, todo churrasco de família ou roda de amigos tem seus “especialistas”. São décadas de “dicas de posto” e “conselhos de vizinho” que são passados de geração em geração. Mas será que tudo o que a gente ouve por aí é verdade?

Prepare-se para quebrar alguns paradigmas. Nós investigamos a fundo e vamos separar o que é fato do que é fake. Conheça 7 mitos automotivos que você provavelmente acreditava (até agora).

1. Mito: Gasolina aditivada faz uma “faxina” no motor sujo.

VERDADE: Ela não limpa um motor já carbonizado, mas ajuda a manter limpo um motor que já está em bom estado.

POR QUÊ? Os aditivos da gasolina funcionam como um detergente, prevenindo a formação de novos depósitos de sujeira no sistema de injeção. Eles não têm força para arrancar a sujeira grossa que já está impregnada em um motor com alta quilometragem e sem cuidados.

2. Mito: É preciso “esquentar” o motor de manhã antes de sair.

VERDADE: Isso valia para os carros antigos, com carburador. Para os carros modernos com injeção eletrônica, o ideal é ligar e sair dirigindo suavemente.

POR QUÊ? O motor e, principalmente, o catalisador (peça chave do sistema de emissões) aquecem muito mais rápido com o carro em movimento leve. Ficar parado na garagem só gasta combustível, tempo e polui mais.

3. Mito: Descer a serra em ponto morto (“banguela”) economiza combustível.

VERDADE: FALSO e muito perigoso! Descer com o carro engrenado gasta ZERO combustível.

POR QUÊ? Quando o carro está engrenado e você tira o pé do acelerador, o sistema de injeção eletrônica corta totalmente o envio de combustível (o efeito “cut-off”). Em ponto morto, o motor precisa continuar queimando combustível para se manter ligado. Além do risco de segurança, já que você perde o freio-motor e sobrecarrega os freios.

Infográfico comparativo mostrando o consumo de combustível ao descer uma ladeira com o carro engrenado (efeito cut-off, com consumo zero) versus em ponto morto (banguela), que consome combustível para manter o motor ligado.

4. Mito: A calibragem correta do pneu é o valor máximo escrito nele.

VERDADE: NUNCA! A calibragem correta é a que está na etiqueta na coluna da porta do carro ou no manual do proprietário. Outro detalhe é que deve-se calibrar com os pneus frios (vide etiqueta).

POR QUÊ? O valor escrito na lateral do pneu é a pressão MÁXIMA de segurança que aquele pneu aguenta. A pressão correta de uso é calculada pela montadora para garantir o melhor equilíbrio entre segurança, conforto e durabilidade para o peso e a suspensão daquele veículo específico.

Foto real mostrando a etiqueta de calibragem correta dos pneus localizada na coluna da porta do motorista de um carro.

5. Mito: Óleo de motor só se troca pela quilometragem.

VERDADE: O óleo vence por quilometragem OU por tempo, o que vier primeiro.

POR QUÊ? Mesmo com o carro parado na garagem, o óleo sofre um processo de oxidação em contato com o ar e perde suas propriedades de lubrificação. Por isso, a maioria dos fabricantes recomenda a troca a cada 6 ou 12 meses, mesmo que o carro não tenha rodado a quilometragem prevista.

Infográfico de quando fazer uma revisão no carro,

6. Mito: Ar-condicionado sempre gasta mais que andar com o vidro aberto.

VERDADE: Depende da velocidade. Na estrada, o ar pode ser mais econômico.

POR QUÊ? Em velocidades altas (geralmente acima de 80 km/h), os vidros abertos criam um arrasto aerodinâmico tão grande que o motor precisa fazer mais força para manter a velocidade do que para tocar o compressor do ar-condicionado.

7. Mito: Usar etanol de vez em quando “limpa” o motor.

VERDADE: O etanol não faz uma “faxina”. Por ser um solvente mais forte, ele pode soltar a sujeira que já existe no sistema de combustível.

POR QUÊ? Se o tanque e as mangueiras estiverem com borra acumulada (pelo uso de combustível de má qualidade), o etanol pode desprender essa sujeira. O problema é que esses detritos soltos podem acabar entupindo o filtro de combustível e os bicos injetores, causando mais problemas do que soluções.

Conclusão: Conhecimento é o Melhor Aditivo

No fim das contas, a informação correta é a melhor ferramenta para cuidar bem do seu carro e do seu bolso. Desconfie de “dicas milagrosas” e siga sempre a recomendação do manual do seu veículo.

Qual desses mitos automotivos você também acreditava? E qual outra “dica de vizinho” você já ouviu por aí? Conte pra gente nos comentários!

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