E aí, tudo tranquilo? Se você já precisou trocar os pneus do carro, provavelmente olhou para aquela lateral cheia de números e letras e pensou: “preciso de um manual pra entender essa sopa de letrinhas!”. Acredite, você não está sozinho.
Essa sequência que parece um código secreto é, na verdade, a “identidade” do seu pneu. E entender o que ela significa é mais fácil do que parece e, mais importante, é fundamental para a sua segurança e para o seu bolso.
Escolher o pneu errado pode aumentar o consumo de combustível, desgastar a suspensão e, em casos extremos, até causar acidentes. Mas relaxa! O nosso trabalho aqui no Inviccar é ser aquele seu amigo que descomplica o mundo automotivo.
Vamos juntos decifrar esse código, passo a passo, para você nunca mais ter dúvidas na hora de cuidar dos sapatos do seu carro. Bora lá?
Vamos pegar a medida mais comum em carros de passeio no Brasil: 205/55 R16 91V. É a partir dela como exemplo que vamos entender tudo.
O primeiro número da sequência (205) indica a largura da banda de rodagem, ou seja, a parte do pneu que toca o chão. Essa medida é sempre em milímetros (mm). Portanto, nosso pneu de exemplo tem 205 mm de largura. Pneus mais largos tendem a oferecer mais estabilidade, enquanto os mais estreitos podem ser mais econômicos.
O número seguinte, que vem depois da barra (55), é a altura da parede lateral do pneu. Mas atenção: não são 55 milímetros! Esse número é um percentual da largura.
A letra R é a mais fácil de todas. Ela simplesmente indica que o pneu tem construção Radial. Hoje em dia, essa é a tecnologia padrão em praticamente 100% dos carros de passeio, então não precisa se preocupar muito com ela.
Esse número (16) é fundamental. Ele indica o diâmetro da roda em que o pneu deve ser montado, medido em polegadas. Ou seja, esse pneu foi feito para uma roda de aro 16. Nunca, jamais, tente montar um pneu de aro 16 numa roda de aro 15, por exemplo. Não vai dar certo!
Por fim, temos um número e uma letra juntos (91V). Eles são códigos que representam os limites de operação do pneu.
Você sabia que pneu envelhece? Mesmo um pneu que nunca rodou pode perder suas propriedades de segurança se for muito antigo. Para verificar isso, procure na lateral por um código que começa com as letras DOT.
No final desse código, você encontrará quatro números (ex: 0825). Eles são a “data de nascimento” do pneu:
Ou seja, um pneu com o final 0825 foi fabricado na 08ª semana de 2025. A recomendação geral é evitar pneus com mais de 5 anos de fabricação, pois a borracha resseca e perde eficiência. Fique de olho nisso ao comprar!
Além da lateral, todo pneu novo vendido no Brasil vem com uma etiqueta obrigatória do INMETRO. Ela é sua melhor amiga na loja, pois resume o desempenho do pneu em três quesitos essenciais:
Ok, agora você já sabe ler o pneu, mas como saber se ele está “careca”? É simples: procure pelo TWI (Tread Wear Indicator).
O TWI é um pequeno ressalto de borracha que fica escondido no fundo dos sulcos principais do pneu. Para achá-lo, procure pela sigla “TWI” ou por um pequeno triângulo na lateral do pneu. O indicador estará na mesma direção, dentro do sulco.
Quando o desgaste da banda de rodagem atinge o nível desse ressalto, significa que o pneu chegou ao seu limite legal e seguro de 1.6 mm de profundidade. Rodar com o pneu abaixo disso é extremamente perigoso (principalmente na chuva), dá multa grave e pode causar a apreensão do veículo.
Para os mais curiosos, existe outra sigla na lateral que revela muito sobre a performance do pneu: o UTQG. Ele é um padrão de classificação que avalia três pontos:
Pronto! A sopa de letrinhas virou um guia claro. Entender as medidas do pneu não é um bicho de sete cabeças e te dá o poder de escolher com inteligência. Você agora sabe como verificar a medida correta no manual, comparar a eficiência na etiqueta e, o mais importante, saber a hora certa de fazer a troca para rodar sempre com segurança.
Gaste menos, rode mais. E mais seguro.
E aí, se sente mais confiante para escolher seu próximo pneu? Qual outra parte do carro você gostaria que a gente desvendasse aqui no blog? Conte pra gente nos comentários!